quarta-feira, 16 de junho de 2010

Memórias de uma Gueixa


Sem dúvida um dos melhores e mais ricos livros que já li. Há alguns anos, ainda adolescente, assisti ao filme com minhas primas, mas o achei confuso (talvez pela minha idade, talvez pelo curto tempo que o filme disponibiliza para mostrar uma cultura tão complexa). Na verdade, nem me recordo muito dele.

Mas nessa madrugada, concluí minha leitura. Persebi que a apaixonante personagem Nitta Sayuri não era real quase no final da história, o que me deixou um pouco... Decepcionada. Mas percebi que para mim ela foi. Afinal, é a história de muitas inafortunadas moças do Japão na época, como bem explica outra personagem fictícia, Mameha: "Não nos tornamos gueixas porque queremos ter uma vida boa, nos tornamos gueixas porque não temos escolha". Pode não ter sido exatamente assim, mas muitas sofreram o mesmo que Sayuri, ou até pior.

Seja como for, vai ser uma história que sempre levarei comigo com muito carinho, pois além de me ensinar muito, é simplesmente fantástica, sendo sutil ao mesmo tempo que intensa e tocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário